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PARE, ESCUTE, OLHE (documentário) |
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Dezembro de 91. Uma decisão política encerra metade da centenária linha ferroviária do Tua, entre Bragança e Mirandela.
Quinze anos depois, o apito do comboio apenas ecoa na memória dos transmontanos.
A sentença amputou o rumo de desenvolvimento e acentuou as assimetrias entre o litoral e o interior de Portugal, tornando-o no país mais centralista da Europa Ocidental.
Os velhos resistem nas aldeias quase desertificadas, sem crianças. A falta de emprego e vida na terra leva os jovens que restam a procurar oportunidades noutras fronteiras.
Agora, o comboio que ainda serpenteia por entre fragas do idílico vale do Tua é ameaçado por uma barragem que inundará aquela que é considerada uma das três mais belas linhas ferroviárias da Europa.
PARE, ESCUTE, OLHE é uma viagem por um Portugal profundo e esquecido, conduzida pela voz soberana de um povo inconformado, maior vítima de promessas incumpridas dos que juraram defender a terra.
Esses partiram com o comboio, impunes. O povo ficou, isolado, no único distrito do país sem um único quilómetro de auto-estrada.
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A VOSSA CASA (documentário) |
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Abordagem documental da obra do arquitecto Raul Lino (1879-1974), pondo especial incidência na relação entre edifício e natureza e no modo como essa relação foi moldando uma paisagem humana e ideológica alicerçada no conceito de “casa portuguesa” como parte de um específico e perene “projecto de felicidade”.
O título do filme provém do grande interesse que Lino sempre demonstrou pela cal e do tratamento que lhe deu como matéria-prima ecrânica, reflectora da luz, do tempo e da natureza envolvente. Apesar, assim, de recorrer a materiais de arquivo, a entrevistas com especialistas no estudo da obra de Raul Lino e ao próprio pensamento do arquitecto (expresso em livros e em inúmeros artigos de opinião), CAL visa, de facto, uma ultrapassagem desta interessante, mas essencialmente informativa, dimensão do pensamento arquitectónico, para se oferecer ao espectador como um equivalente formal e fílmico da própria arquitectura; para a dar a ver como um “sítio” dramático, móvel e temporal e, por essas razões, também ele ecrânico e cinematográfico.
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ATÉ AO FIM (curta-metragem) |
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Clara faz uma viagem no fim-de-semana e aceita um favor de uma amiga, Paula, para dar boleia ao seu irmão, Miguel de 12 anos, que se encontra a meio caminho. Durante o percurso em comum, Clara repara que Miguel é um rapaz muito estranho, frio e inteligente e aos poucos ambos se vão apercebendo que algo foi misteriosamente planeado. O insólito se torna ainda maior quando Miguel revela o dom que adquire e do medo que este provoca aos seus mais próximos. Esta incompreensão parece ser a causa evidente de que algo inesperado os espera no final da viagem. |
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ENCONTROS (documentário) |
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Encontros pretende circunscrever a presença de uma tribo sonora, musical e poética, humana, uma tribo analógica e surpreendente cujo território não corresponde a nenhum território geográficamente conhecido. O filme entrecruza diferentes encontros, presentes ou passados, entre pessoas e memórias.
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MANÔ (longa-metragem) |
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Uma divertida comédia sobre o relacionamento entre duas pessoas muito diferentes, tornado em desastre pela descoberta do “Mano”. (+)
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A SELVA (longa-metragem) |
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Alberto é um jovem monárquico Português , que em 1912 se encontra exilado em Belém do Pará, Brasil. Alberto é contratado por Velasco, um capataz espanhol, para trabalhar no Seringal de Juca Tristão, em pleno coração da Amazónia. (+)
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DUAS MULHERES |
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Joana, médica psiquiatra de 40 anos, é casada com Paulo, executivo de uma grande empresa financeira. O casal tem a existência dourada a que dá direito a profissão e a estabilidade de Joana e o poder de Paulo, apesar de, neste caso, os circuitos do dinheiro e dos seus interesses obrigarem a recondicionamentos e sobressaltos constantes, como agora acontece com uma guerra de accionistas à porta.
Paulo espera que Joana cumpra o seu papel e o siga nas suas constantes demonstrações sociais de influência e competência. Mas a disposição e o quotidiano de Joana são profundamente alterados, quando Mónica, uma jovem modelo, entra na sua vida, por via de uma consulta de urgência. Mónica traz com ela a beleza, o espírito e a juventude, que Joana interpreta como sendo, ao mesmo tempo, os sinais de um futuro, mas também as marcas de um passado que podia bem ter sido o seu.
Irresistivelmente atraída, como a abelha pelo pólen, Joana envolve-se romanticamente com Mónica, que a transporta para um mundo libertador de experiências e sentimentos, cuja aventura e turbulência está muito longe da futilidade que a persegue no dia a dia. Será, porém, uma viagem breve, já que a revelação do romance força Paulo a tomar medidas drásticas. Como tantas vezes acontece, é através do crime que a ordem será restabelecida.
Mas para Joana, a experiência (real ou imaginária, nunca o saberemos) será inesquecível. No fundo, não se mata uma mulher… muito menos, duas.
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